Desde o dia 1º de junho, os atendimentos pediátricos no Pronto-Socorro do Hospital Tacchini Carlos Barbosa (HTCB) estão sob a responsabilidade da Promed. Essa mudança tem como objetivo a qualificação e ampliação dos serviços oferecidos, buscando atender uma demanda cada vez maior e suportar casos mais complexos com um padrão elevado de qualidade.
A presença da Promed na gestão dos atendimentos em pediatria pediátricos traz diversas melhorias à comunidade. Maior empresa de gestão de equipes médicas da região Sul do Brasil, a Promed possui um histórico de excelência em serviços de saúde desde 1999, atuando em diversos hospitais de referência no Rio Grande do Sul, como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Militar de Área, em Porto Alegre.
Desde o início de julho, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa e a Promed iniciaram um período de transição, que busca unir as expertises e aproveitar ao máximo o potencial de cada instituição.
“Ao somar a capacidade de gestão médica e o compromisso com a inovação da Promed ao nosso atendimento em pediatria no Pronto-Socorro, reforçamos a responsabilidade e com a qualidade e segurança dos atendimentos, atentos às melhores práticas justamente no momento em que a demanda tende a ser maior e com potencial de maior gravidade em função das doenças respiratórias que acometem em bebês, crianças e adolescentes”, relata a gestora do Hospital Tacchini Carlos Barbosa, Cátia Argenta.
Qualificação constante
Nos últimos anos, o Hospital Tacchini Carlos Barbosa tem evoluído significativamente em todos os seus serviços, e a pediatria não é exceção. A combinação de novas tecnologias, estruturas modernas e a qualificação contínua dos profissionais de saúde tem como objetivo oferecer o melhor para a comunidade de Carlos Barbosa e região.
Entre as melhorias registradas, destaca-se a ampliação do uso do Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) em crianças. O equipamento oferece uma série de vantagens no tratamento de crianças com dificuldades respiratórias, melhorando significativamente a oxigenação e a ventilação. Isso reduz a necessidade de intubação, minimizando riscos de traumas e complicações associadas, além de proporcionar um suporte respiratório eficaz.
O CNAF é menos invasivo e melhor tolerado pelas crianças, permitindo maior mobilidade, menor necessidade de sedação e maior facilidade de interação com cuidadores e familiares. Sua instalação, embora simples e rápida, requer equipe capacitada e disponibilidade do equipamento. Por estes motivos o uso desta tecnologia não é comum em pronto-socorros de hospitais de pequeno e médio porte.
Nos últimos meses, a utilização da CNAF em crianças atendidas no Pronto-Socorro do HTCB, evitou a intubação de 7 crianças, sendo considerado um resultado extremamente positivo e benéfico.
Além disso, o CNAF interfere menos na alimentação e na comunicação das crianças, reduzindo o estresse e a ansiedade tanto para os pacientes quanto para os pais, e pode ser utilizada em diversas condições respiratórias, como bronquiolite, pneumonia e crises asmáticas.
“A combinação dessas vantagens demonstra o compromisso do hospital em oferecer o melhor cuidado possível, utilizando tecnologias avançadas e modernas para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade infantil”, além da capacitação contínua das equipes assistenciais, avalia Cátia.
Dentre essas capacitações, destacam-se alguns treinamentos, como o de manejo da criança em estado crítico, essencial para preparar a equipe para lidar com situações de emergência pediátrica, garantindo uma resposta rápida e eficaz. O uso do Babypuff, focado no atendimento a recém-nascidos, também garante o suporte ventilatório adequado para bebês.
Os profissionais também realizaram capacitação para o manejo de pacientes em parada cardiorrespiratória, fundamental para salvar vidas em casos de emergências. Os treinamentos ainda permitiram o aperfeiçoamento das técnicas para realizar punções venosas em pacientes pediátricos, reduzindo o desconforto e aumentando a eficácia dos procedimentos.
Tão importante quanto saber lidar com situações de emergência, é saber identificá-las com eficiência. Por isso, os profissionais do Tacchini Carlos Barbosa receberam o treinamento de triagem, garantindo que pacientes em estado crítico recebam o atendimento prioritário com todos recursos e tempos preconizados.
As capacitações do serviço do Tacchini Carlos Barbosa são contínuas e garantem que os profissionais estejam sempre preparados para oferecer o melhor atendimento possível.
“Estamos em um período de transição e temos detalhes que ainda estão sendo ajustados. Mas já podemos notar uma série de melhorias no atendimento. Isso reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento em pediatria pediátrico e traz diferenciais significativos para toda a comunidade”, avalia a Dra. Isabele Berti, diretora técnica do Hospital Tacchini Carlos Barbosa.
O plantão em pediatria do HTCB conta com médico presencial nas 24h do dia, atendendo a todos os convênios parceiros do hospital e ao SUS, conforme regulação e contrato vigente.