Na última terça-feira, dia 23, o Hospital São Roque inaugurou de forma integral a nova estrutura do Pronto-Socorro. O espaço, que foi completamente modernizado, representa um marco histórico na qualidade de estrutura e atendimento de urgência e emergência para Carlos Barbosa e região.
As mudanças são visíveis antes mesmo da entrada na instituição. Isso porque o fluxo de pacientes, que antes era realizado no mesmo local, foi dividido em 2. O espaço onde funcionava a antiga recepção teve sua capacidade ampliada e passou a receber apenas pacientes cirúrgicos, visitantes e acompanhantes.
Do outro lado da estrutura, um espaço completamente novo surgiu para acolher com total segurança e conforto pacientes adultos e pediátricos para consultas de urgência e emergência. Além disso, também já está em funcionamento a entrada exclusiva para veículos de emergência, como ambulâncias do Samu, Bombeiros e Secretarias de Saúde.
De acordo com a gestora do Hospital São Roque, Cátia Argenta, a parceria com a Tramontina tem permitido à instituição equiparar o cuidado oferecido pelo Hospital São Roque ao dos melhores hospitais do estado e do país.
“A repercussão entre aqueles que utilizaram nossos serviços nos últimos dias tem sido muito positiva. Temos muito orgulho de fazer parte desse momento que ficará eternizado como uma mudança de patamar para a saúde da nossa comunidade”, descreve ela.
Com o novo Pronto-Socorro, o hospital aumenta em 100% sua estrutura de atendimento de urgências e emergências, permitindo prestar assistências a mais de um caso crítico ao mesmo tempo. Além disso, foram criados 3 leitos de estabilização para pacientes que aguardam estabilização e/ou encaminhamento para outro centro. Além disso, as salas de sutura, de gesso e de observação foram completamente reformuladas.
Como funciona na prática
Ao chegar ao novo Pronto-Socorro do Hospital São Roque, o paciente retira senha e imediatamente passa pela triagem, que é realizada por um integrante da equipe de enfermagem. Desde 2022, a instituição trabalha com o sistema de triagem conhecido como Protocolo de Manchester, o mesmo aplicado em alguns dos principais hospitais dos Estados Unidos e Europa.
Na triagem é definida a ordem de prioridade de atendimento de cada paciente. Quanto mais grave o caso, de acordo com os parâmetros definidos pelo protocolo internacional, mais ágil é o atendimento. Além disso, a digitalização e integração dos sistemas permitem o gerenciamento dos profissionais de saúde em tempo real. Isso quer dizer que a equipe multidisciplinar é ajustada conforme o volume de atendimentos do dia.
Depois da avaliação médica, o paciente pode ser liberado para continuar o tratamento em casa ou ser encaminhado para outros serviços dentro da instituição, como a realização de exames complementares ou de administração de medicamentos sob observação. Todo fluxo foi pensado para oferecer o máximo de agilidade em cada setor, garantindo um atendimento com total conforto e segurança.
Após o fim da administração do medicamento ou já com o resultado dos exames em mãos, o paciente recebe a liberação ou é encaminhado pelas equipes para internação ou mesmo cirurgia. Todo fluxo é pensado para oferecer mais facilidade e qualidade ao paciente.
Novas tecnologias
Junto com o novo Pronto-Socorro, o Hospital São Roque está colocando em funcionamento uma série de tecnologias que colocam a instituição em um patamar de excelência em saúde na região. Esse é o caso do dispensário eletrônico de medicamentos. A tecnologia, que na região Sul do país só é encontrada em instituições localizadas nas capitais e no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, melhora a qualidade do atendimento aos pacientes.
O dispensário armazena os medicamentos e os materiais médicos, que são acessados exclusivamente por colaboradores autorizados e previamente cadastrados com o uso de leitor biométrico. Dessa forma, ele oferece total segurança e agiliza a manipulação e a administração dos medicamentos a partir da prescrição médica.
O equipamento possui um sistema que permite a abertura somente do compartimento onde encontra-se o medicamento prescrito pelo médico e ainda são equipados com um leitor de código de barras, que garante que o medicamento retirado é o mesmo prescrito para cada paciente em cada um dos horários pré-estabelecidos, criando mais uma barreira de segurança para possíveis erros.
O dispensário é abastecido diariamente pela equipe de farmácia interna do Hospital São Roque, facilitando o controle de estoque e agilizando a reposição. Com a otimização do tempo de administração dos medicamentos, a equipe de enfermagem aumenta o período disponível para o atendimento dos pacientes.
Central de monitorização
Também deve entrar em funcionamento em breve de forma definitiva a central de monitorização de sinais vitais do Hospital São Roque. Ligados ao paciente, os instrumentos realizam continuamente a transmissão de dados relacionados às funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo. Essas informações servem como mecanismos de comunicação universal sobre o estado de saúde do paciente.
Os equipamentos transmitem, em tempo real, os dados para uma central monitorada pela equipe multiprofissional. Ou seja, os parâmetros medidos de forma contínua permitem que os profissionais de saúde avaliem as intervenções implementadas e tomem decisões mais rápidas e seguras sobre a resposta do paciente ao tratamento de forma instantânea.
Próximo passo
Nas próximas semanas, o Hospital São Roque vai dar continuidade ao processo de melhorias da instituição. O próximo passo é a aquisição de um novo equipamento de ressonância magnética. Dessa forma, será possível ampliar o serviço de apoio ao diagnóstico, tanto de pessoas internadas quanto de casos ambulatoriais, evitando a necessidade de deslocamento dos pacientes a outros municípios.