Postado dia 05/12/2022 às 10:12

Novo modelo de triagem apresenta primeiros dados no Hospital São Roque

Em junho deste ano, o Hospital São Roque colocou em prática um novo formato de triagem de pacientes no seu Pronto Socorro. O Protocolo de Manchester, método utilizado pelos principais hospitais do mundo, garante que pacientes mais graves sejam priorizados em relação aos casos menos urgentes, oferecendo mais qualidade e segurança à assistência. 

Desde então, 12.010 pacientes passaram pelo sistema de classificação de gravidade. Destes, 0,3% foram classificados como emergência (com atendimento imediato); 5,6% como muito urgente (atendimento em até 10 minutos); 21% como urgente (atendimento em até 60 minutos); 67% como pouco urgente (atendimento em até 120 minutos); 4,2% não urgente (atendimento em até 240 minutos) e 1,2% incompatível (atendimento encaminhado para outros locais).

Enquanto isso, obras do novo pronto-socorro seguem em ritmo acelerado

“O monitoramento em tempo real desses dados viabiliza uma série de ações benéficas à comunidade, como o dimensionamento das equipes de trabalho necessárias para manter um padrão de excelência no atendimento aos pacientes, evitando superlotação e prevenindo falhas de atendimento. Além disso, o sistema contribui para melhorar a eficiência de utilização de recursos de emergência, evitando o desperdício em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes”, descreve a gestora do Hospital São Roque, Cátia Argenta. 

Atendimentos não urgentes

Os dados apontam que o maior volume de atendimentos do Pronto Socorro é realizado em situações de menor urgência, ou seja, que apresentam problemas que poderiam ser solucionados com uma consulta ambulatorial simples. Pensando justamente nessas situações, o HSR disponibiliza a Clínica de Especialidades. 

No espaço de 368m² recentemente revitalizado, são disponibilizados 5 consultórios para atendimentos de pacientes com horário agendado, diretamente com os médicos especialistas. Além disso, a Clínica de Especialidades também conta com a Clínica da Mulher, uma área especializada em ginecologia e obstetrícia, exclusiva para as mulheres. São 2 consultórios, salas de exames, recepção e sala de espera exclusiva. 

O corpo médico atuante na estrutura é composto por médicos já atuantes ou no Hospital São Roque ou no Hospital Tacchini, garantindo um alto padrão de atendimento a todos os pacientes. 

Melhorias recentes agradam

Desde que reabriu suas portas, em maio deste ano, a Clínica de Especialidades e Clínica da Mulher vem realizando mais de 1.400 atendimentos por mês. Além da estrutura diferenciada e a completa integração com o Hospital São Roque e o Centro de Diagnóstico por Imagem, as pesquisas de satisfação mostram que os pacientes têm se surpreendido positivamente com alguns outros fatores, como os horários diferenciados de atendimento (vespertino e sábados), a facilidade para o agendamento e realização de exames e o prontuário integrado. 

No mesmo local passou a funcionar também o  ambulatório de enfermagem. Dessa forma, é possível realizar procedimentos simples, como troca de curativos e aplicação de medicações intravenosas, a partir de agendamento. A intenção é ampliar o conforto e a agilidade no atendimento aos pacientes. 

O agendamento para realizar quaisquer procedimentos relacionados à Clínica de Especialidades pode ser realizado pelos telefones (54) 3462 9282 ou (54) 9.9256 1588. 

Obras do PS

Em paralelo a todas as melhorias já implantadas, seguem as obras do Novo Pronto Socorro do hospital. Na última semana foi realizada a concretagem da laje, dando forma a uma estrutura completamente nova, que ainda deve levar alguns meses até entrar em funcionamento. 

“Enquanto a obra é realizada, contamos com a compreensão dos pacientes e visitantes, pelos transtornos temporários, mas que resultarão em um Pronto Socorro de alto padrão, como merece nossa comunidade, nossos colaboradores e médicos. A espera vai valer a pena”, finaliza a gestora do HSR. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO