Quando a mulher descobre que está grávida, a preocupação com a realização do pré-natal já é um dos fatores mais importantes deste período. Principalmente porque, a partir da confirmação da gestação, a saúde do bebê torna-se prioridade para a gestante e para aqueles que a cercam. Nesse contexto, a medicina fetal passa a ser a grande aliada dos próximos meses.
A medicina fetal tem como fundamento avaliar mais precisamente o desenvolvimento do feto e da saúde da mãe, garantindo uma gestação mais tranquila e saudável. Mesmo em uma gestação sem riscos, a especialidade possibilita que a equipe multiprofissional realize diagnósticos mais precoces em relação a possíveis doenças e condições que possam afetar o bebê de alguma forma. Dessa forma é possível oferecer o melhor tratamento para cada caso.
E Carlos Barbosa pode se orgulhar de ter em seu complexo hospitalar toda a estrutura necessária para o acompanhamento integral da futura mamãe e do seu bebê do primeiro ao último dia de gestação. Isso porque as consultas são realizadas na Clínica da Mulher do Hospital São Roque, que está poucos metros distante do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da instituição, onde são realizados os exames.
“Nós temos em Carlos Barbosa, uma combinação que usualmente só pode ser encontrada nos grandes centros de saúde do país: profissionais altamente capacitados e tecnologia de ponta. Dessa forma, conseguimos oferecer o melhor cuidado para nossa comunidade, evitando que as gestantes precisem se deslocar para cidades maiores para realizar um acompanhamento completo e de qualidade”, descreve o dr. Rafael Franco Moreira.
Exames
Vários exames fazem parte da medicina fetal. De modo geral, qualquer exame relacionado à gestação pode ser considerado parte desse pacote. Até mesmo o Beta-HCG, o exame que confirma a gravidez, acaba sendo incluído nesse guarda-chuva. Contudo, existem alguns exames que são fundamentais em cada trimestre da gestação.
No primeiro trimestre, é realizada a ecografia transvaginal, que permite monitorar os batimentos cardíacos do feto, avaliar em gestações gemelares, estabelecer o mês de gestação e dar uma previsão sobre a data do parto, avaliar os órgãos do bebê e ainda avaliar o tamanho do colo uterino que, quando curto, aumenta a chance de trabalho de parto prematuro.
Ainda dentro dos três primeiros meses de gestação é realizada a primeira ecografia morfológica, onde é avaliada a translucência nucal e a presença do osso nasal. A principal função desse exame de imagem é justamente perceber qualquer problema em sua fase inicial de desenvolvimento, o que aumenta consideravelmente a chance de sucesso no tratamento. Com o resultado em mãos, o médico terá um diagnóstico preciso e completo, e poderá indicar os medicamentos e tratamentos devidos.
No segundo trimestre, prioritariamente entre 20 e 24 semanas de idade gestacional, é realizado o segundo exame morfológico. Com o feto mais desenvolvido, a imagem é capaz de detalhar achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto.
Ainda no segundo trimestre também são avaliados sinais ultrassonográficos como visualização do osso nasal e mensuração da prega nucal. Este amplo estudo da formação do bebê, permite considerar o exame como um eficiente rastreador de anomalias cromossômicas.
Já no terceiro e último trimestre, o exame mais importante é o Ultrassom com Doppler. Ele é utilizado, entre outras funções, para analisar o fluxo sanguíneo da mãe para o bebê, na placenta, e no sistema nervoso central do bebê. A avaliação também determina a resposta do bebê frente a falta de oxigênio e a adaptação do organismo materno à gestação e, assim, permite determinar o risco de algumas doenças como a pré-eclâmpsia.
Clínica da Mulher
Espaço dedicado a pacientes de convênios ou particulares, a Clínica da Mulher conta, entre suas vantagens, com atendimentos em horários ampliados. As consultas, realizadas a partir do agendamento poderão ser feitas até às 20h, dependendo da especialidade e do dia da semana. Além disso, também serão disponibilizados profissionais para atendimentos aos sábados pela manhã. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (54) 3455 4333 ou pelo WhatsApp (54) 9.9256 1588.