Março iniciou com a conclusão de mais uma etapa das melhorias do Hospital São Roque. No primeiro dia do mês foi realizada a concretagem da laje e, ainda nesta semana, foi iniciada a pintura das áreas externas e internas do novo Pronto Socorro. De acordo com a empreiteira responsável pelas obras, 70% do projeto já está concluído.
As próximas etapas preveem a instalação dos dutos de ar condicionado e rede de gases, além da colocação do piso, rede hidráulica e sistema de alimentação elétrica de todos os equipamentos. Por fim, a colocação de gesso e demais acabamentos devem completar a obra.
A intenção é que o novo espaço seja disponibilizado para a comunidade ainda no primeiro semestre deste ano.
Entrada de emergência
Em função das obras do novo Pronto Socorro, o Hospital São Roque foi obrigado a modificar temporariamente a entrada dos veículos de emergência. O espaço provisório fica a poucos metros da entrada original e abriga os mesmos equipamentos da estrutura fixa.
Em poucas semanas, o novo acesso para veículos de emergência estará concluído. “Até lá pedimos a compreensão e paciência de todos que acessam nossa estrutura. Estamos fazendo o melhor para minimizar as dificuldades inerentes a uma reforma desse porte. O que está sendo realizado aqui vai impactar positivamente no futuro da saúde e da qualidade de vida da nossa comunidade”, descreve Cátia Argenta, gestora do Hospital São Roque.
O acesso para pacientes que procuram o Hospital São Roque para atendimentos de urgência e emergência no Pronto Socorro permanece inalterado. A entrada de visitantes e de pacientes cirúrgicos também segue a mesma.
O novo Pronto Socorro
Quando estiver com a renovação do Pronto Socorro completa, o hospital vai aumentar em 100% sua estrutura de atendimento de emergências, permitindo prestar assistências a mais de um caso crítico ao mesmo tempo. Além disso, serão criados 4 leitos de estabilização, que terão monitorização intensiva enquanto os pacientes aguardam estabilização e/ou encaminhamento ao outro centro.
A reforma também prevê a separação do fluxo de acesso ao hospital. A porta da recepção será utilizada para visitas, cirurgias eletivas ou internações, enquanto a entrada do PS receberá atendimento de consultas conforme classificação de gravidade, separando os atendimentos por sintomas respiratórios ou não-respiratórios.
As melhorias contarão também com uma central de monitorização de sinais vitais, com a checagem de medicamentos junto ao paciente, garantindo segurança em todos os processos.
Estruturas já entregues
Em agosto de 2021, o Hospital São Roque firmou uma parceria com a Tramontina para viabilizar a realização de uma série de melhorias que devem elevar o patamar de atendimento aos pacientes na instituição, beneficiando diretamente a comunidade da região. Ao todo, serão investidos R$10 milhões até 2027.
Já no primeiro ano da parceria, foi concluída a revitalização da Clínica de Especialidades. Um espaço de 368m², completamente remodelado, que conta atualmente com 5 consultórios para atendimentos de pacientes com horário agendado, diretamente com os médicos especialistas.
Em anexo à nova estrutura da Clínica de Especialidades está também o espaço da Clínica da Mulher, uma área especializada em ginecologia e obstetrícia, exclusiva para as mulheres. São 2 consultórios, salas de exames, recepção e sala de espera exclusiva.
Na nova área, os profissionais e pacientes contam com ambiente ainda mais acolhedor, incluindo uma ampla sala de recepção. Cada consultório foi projetado pensando no conforto e privacidade de todos que acessam o local.
Atualmente, a clínica já possui diversas especialidades médicas em seu rol de atendimento. São eles: Otorrinolaringologia; Cirurgia Vascular; Hematologia; Anestesiologia; Pediatria; Psiquiatria; Pneumologia; Dermatologia; Traumato-ortopedia; Cirurgia Geral de do aparelho digestivo; Proctologia; Ginecologia / Obstetrícia / mastologia; Urologia; Infectologia e Clínica Médica. Basta verificar os horários disponíveis para cada especialidade e agendar a consulta.
Qualificação dos atendimentos
Em paralelo aos avanços estruturais, o Hospital São Roque também tem ampliado o já existente programa de qualificação e capacitação das suas equipes. “Nossos profissionais de saúde têm demonstrado diariamente sua competência. E uma das principais características daqueles que trabalham aqui é a busca constante por aprimoramento. Nossa ideia é fomentar ainda mais esse processo para que possamos melhorar a estrutura e o atendimento ao mesmo tempo”, conclui Cátia.